sugestões de uso deste blog

bem vindo e bem vinda. este é um labirinto herege: um desafio para medir a astúcia de quem me visita; um convite à exploração sem mapas e vista desarmada. aqui todas as direções se equivalem. as datas das postagens são irrelevantes. a novidade nada tem a ver com uma linha do tempo. sua estrutura é combinatória. pode começar de onde quiser. seja de uma imagem, de um texto, de um vídeo ou mesmo de uma música. há uma infinidade de escolhas, para iniciar a exploração, para explorar esse território e para finalizá-la. aproveite.

"c0n.t4ng3r3 4nt3.c3d3r3 (/contangere antecedere/)" - Exposição EmMeio#13

[Exposição Internacional]
"c0n.t4ng3r3 4nt3.c3d3r3" (/contangere antecedere/):
autoinfecção imaginativa da pessoa artista e seu duplo que se condenam mutuamente a um eterno retorno criativo: “infecte a ti mesmo! imagina-te!”.
 
o texto foi inspirado no aforismo 341, “o peso mais pesado” de Nietzsche em seu livro “A Gaia Ciência”. e as colagens-personagens foram feitas com recortes de "jasão e os argonautas" (1963) e "nosferatus" (1922). além dos olhos recortados de outros filmes famosos, também foram utilizadas imagens tiradas da internet. o "morcego" é uma arte minha. e a voz também. 
 
foram utilizados softwares livres de código aberto para o tratamento das imagens (Gimp e Inkscape), do áudio (Audacity) e para a edição do vídeo (Blender e Kdenlive).
 
https://emmeio13.medialab.unb.br/c0n.t4ng3r3-4nt3.c3d3r3/

este é um experimento poético-filosófico audiovisual (curt[A]forismo) de colagem realizado por mim {léo pimentel – mEt[A]²rtᴉstA tr[A]nsmídᴉA da ᴉnc[E]rtƎzA}, que participou da web-exposição "Contaminações", que integrou o evento "Panoramas 2021" sediado na Universidade Politécnica de Valência, na Espanha, entre os dias 15 e 18 de junho de 2021.

"Contaminações" contou com mais de 30 obras e performances de artistas brasileiros e estrangeiros. https://emmeio13.medialab.unb.br/sobre 

No contexto global da pandemia Covid-19, onde é questionado nossas organizações sociais, de saúde, econômicas, nacionais e transnacionais e que perturba nossas referências culturais, que papéis, possivelmente novos, a arte poderia desempenhar? A web-exposição EmMeio#13: Contaminações reúne uma miscelânea de trabalhos poéticos de artistas, coletivos e grupos acadêmicos, nacionais e internacionais, que respondem aos complexos problemas que surgiram durante a pandemia. A exposição propõe um tipo de contaminação pela cultura, à qual estamos suscetíveis de uma maneira ou de outra. As obras aqui apresentadas, explicitam a potência dos processos de fabulação da arte em explorar novas relações entre o humano e o mundo, em um planeta progressivamente contaminado, desde os mares, rios, solos e almas. 

Nesse cenário, estas obras refletem a capacidade da prática poética em ficcionar o real e especular as virtualidades, por meio de imagens, vídeos, performances e aplicações interativas. Trabalhos que nos ajudam a sobreviver a esses tempos conturbados, no qual somos ameaçados constantemente com o risco de novas contaminações, sejam elas por vírus, por pensamentos ou por práticas nocivas à humanidade. Este evento online é uma oportunidade para a comunidade em geral interagir, ver, ouvir e se envolver com os artistas, pois eles apresentam uma ampla gama de reflexões e propostas, para discutir sobre o lugar da criatividade em relação ao momento em que vivemos em um contexto histórico, inédito, e contemporâneo.

Artur Cabral (MEDIALAB BR da Universidade de Brasília), 2021
"Exposição EmMeio#13 - Contaminações
 
 

ou assista diretamente aqui:

 

Comentários:

Postar um comentário

quando falamos "eu penso que...", quem será que escondendo? a voz do pai? da mãe? dos/as professores/as? padres? policiais? da moral burguesa ou proletária? ou as idéias de alguém que já lemos? escutamos? ou...
 
[A]m[A]nt[E]:|:d[A]:|:h[E]r[E]sIA © Copyright 2009 | Design By Gothic Darkness |