[[este é um link alternativo, o original é este: https://eccemonstra.blogspot.com/2022/01/04-assim-abrimos-2022.html ]]
foi que determinou a escolha das fotos dxs demais expositores.]
> FAÇA DA SUA VIDA UMA EXISTÊNCIA EXPERIMENTAL <
do seio e da essência desta microgaleria insurgente sob a qual estamos pisando.
é também inspirada na série de zinesruídos em ruínas | ruínas em ruídos
de [A]m[A]nt[E]:|:da:|:h[E]r[E]si[A](léo pimentel), peça a ele se ainda não viu#
em seguida, às 17h e pouquinho, porque houve um pequeno atraso devido a problemas maquínicos, surge na eCCe mONSTRa uma aparição, em nada fantasmagórica, mas não menos fantástica, de nosso grande amigo jOsÉ lOUrEs - artista multimídia, pesquisador, professor & produtor cultural! veio até nós de modo online desde anápolis (go).
josé loures veio nos brindar com uma divertida e inspiradora conversa sobre sua brilhante trajetória no mundo dos jogos enquanto expressões artísticas, políticas & ações críticas e transformadoras. até chegar à sua gamearte aqui exposta, a O ORÁCULO DA POLÍTICA BRASILEIRA (2018). &, olha, sua trajetória é phoderástica! veja alguns de seus passos:
1. santos e ídolos no rock (2011): 54 cartas criadas com um ídolo do rock, tanto brasileira quanto internacional, estampado em cada uma delas.
2. tarô: caos e cosmos (2012): uma mistura das vivências, anseios do autor e elementos da cultura pop foram utilizadas para o desenvolvimento das versões de cada um dos arcanos maiores.
3. oitavo dia (2018):
há a figura de Eva 2.0, um corpo de mulher a ser modelado. para tal, há
60 cartas de modificações corporais, moedas & 1 dado.
e enfim, seu O ORÁCULO DA POLÍTICA BRASILEIRA (2018):
"No tabuleiro estão presentes 4 espaços que simbolizam: escândalo, prisão, morte e presidência. O jogador deve se concentrar, embaralhar as cartas e preencher os espaços determinados. O resultado representa o futuro político que aguarda o jogador em um futuro próximo. Uma das propostas do Oráculo da Política Brasileira é discutir de maneira irônica o papel do eleitor nas eleições e a corrupção que está enraizada no sistema político brasileiro."
veja como foi a divertida & inspiradora fala de loures:
e depois dessa apresentação empolgante, o AmAntE:|:da:|:hErEsiA & mEtA²rtistA trAnsmídiA da incErtEzA passeia pela eCCe mONSTRa mostrando ao loures o tanto que todes nós nos divertíamos com seu ORÁCULO.
e chega as 18h. momento dedicado até às 20h ao vídeo experimental. e quem vem para abrilhantar este momento? lOrEnA fErrEirA & frEdÉ CF!
lorena ferreira genial artista de "baixa tecnologia de ponta" (como diz nosso amigo tb artista artur cabral) & performer sonoro-visuais. ela veio, online desde o município de alto araguaia (MT), agigantar nosso hall de expositores para conversar com a gente sobre seu vídeo experimental aqui em exposição MANTRAM DURGA REMIX. vídeo realizado através de improvisação de sons & imagens criadas por meio de linguagens de programação para live coding. no caso, lorena utilizou a plataforma Hydra (live coding networked visuals). assista aqui sua adorável & esclarecedora fala:
e nosso dedicado & adorável público segue prestando a atenção, interagindo & contribuindo com valiosíssimas questões & comentários.
na sequência entra em cena as magníficas luzes & sombras psicodélicas do grande artista transmídia folk eletropunk de trincheira (ou seria de guarda-roupa?) frEdÉ CF. desde goiânia (GO), ele junta-se a nós numa onírica conversa sobre seu rico & criativo universo ficcional MEKHANTROPIA. na verdade um multiverso em expressões artísticas: textos, fotografias, imagens (https://mealuganao.blogspot.com/), álbuns musicais (https://fredefoak.bandcamp.com/), videoclipes (https://www.youtube.com/channel/UCdaptcr1-HOWrtetbPBP8vQ) & um curta-metragem. destes múltiplos versos, escolhemos 3 videoclipes & o curta. são eles:
AO AMANHECER https://youtu.be/3VjBH9zDx98
PODRE RESSENTIDO https://youtu.be/Tu27KSyUP_c
POÇO SEM FUNDO https://youtu.be/0L87nmHkwl4
CARTA A VALDEZ https://youtu.be/AVoWvjHviGI
eis aqui a fala mekhantrópica frederiana sobre seus processos criativos e poética!
e
foi chegado o momento dos lançamento! 5... 4... 3... 2... 1... CANÚBIS
& TERTIUM DATUR SEM SÍNTESE! foram lançados! dois projetos
músico-ruidosos com toques ciberpajeanos! um aforismático, o outro
dissertativo! mas ambos transbinários!
TERTIUM DATUR SEM SÍNTESE
(QUILOMBOT > Ciberpajé e AmAntE da hErEsiA) https://quilombot.bandcamp.com/releases
o binarismo só poderia ser inventado por seres apartados da natureza cósmica e natural, autocentrados, egoicos e anticósmicos. e perceba, em certa medida, esses seres dominam hoje a cultura humana, somos regidos pelo hipercapital que acredita que a natureza é uma massinha de modelar e pode ser usada ao seu bel prazer. foram esses seres que engendraram o binarismo, pois ele dialoga diretamente com sua perspectiva equivocada da vida, toda ela construída de impressões binárias que resumem suas interações com o mundo a partir de um GOSTO/NÃO GOSTO, AMO/ODEIO, BOM/MAU, AMIGO/INIMIGO. não existe nem ao menos uma terceira possibilidade, e o que eles amam costuma ser apenas a eles mesmos. assim o resto da humanidade torna-se o inimigo a ser destruído ou compro para trabalhar para eles, mas sempre inimigo. nada de realmente integrativo, cooperativo, empático e belo pode nascer de tal linguagem.
& assim, finalizamos essa incrível abertura de exposição & lançamento de eps, aqui em nossa microgaleria de audiovisualidade eCCe mONSTRa.
Postar um comentário