[#01] primeiro encontro: 29|jun|2015
clube de leitura e laboratório de ideias: cyberpunks e a ética pirata
primeiro encontro: antiguidade cyberpunk (“the gernsback continuum” de william gibson)
descrição sem spoiler: é um conto de 1981 onde william
gibson inaugura uma visão de futuro contrária às visões utópicas da
ficção científica de até então.
tarefa: ler/ouvir e traduzir o texto para o português com a dupla
finalidade de [01] inaugurar o acervo autônomo do calango hacker clube e
[02] inicair o laboratório trocando ideias sobre visões de futuro.
“During his assignment to photograph 1930s era futuristic architecture,
Parker begins to realize a “continuum”, an alternative reality
containing the possible future of the world represented by the
architecture he is photographing – a future that could have been, but
was not, thereby contrasting modernism to postmodern reality. Parker's
glimpses of this fantastical utopian future, characterised by massive
multi-lane highways, giant zeppelins and Aryan inhabitants become
increasingly frequent and disturbing until, on the advice of a friend,
he immerses himself deliberately in the grittiest “realities” of our
world (such as pornography and news stories about crime and war) that
are at odds with the idealised world of Gernsback and others. Slowly the
images fade to insubstantiality, and the story ends with Parker able to
ignore the sight of a nearly transparent flying wing. Parker realizes
that he would rather live in a world characterized by pornography,
crime, and random events than that of the Gernsback continuum.”
(Wikipedia)
material: [01] texto: http://writing2.richmond.edu/jessid/eng216/gernsback.pdf [02] áudio: https://www.youtube.com/watch?v=du_k_V6SkbY
curiosidade: o conto foi adaptado por tim leandro para a tv em 1993 em um curta-metragem chamado “tomorrow calling” (https://youtu.be/8QbXF5KydIw - não tem legendas em português)
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[#02] segundo encontro: 06|jul|2015
laboratório de ideias: cyberpunks e a ética pirata
segundo encontro: antiguidade cyberpunk (“the gernsback continuum” de william gibson)
descrição sem spoiler: é um conto de 1981 onde william
gibson inaugura uma visão de futuro contrária às visões utópicas da
ficção científica de até então.
tarefa: ler/ouvir e traduzir o texto para o português com a dupla
finalidade de [01] inaugurar o acervo autônomo do calango hacker clube e
[02] inicair o laboratório trocando ideias sobre visões de futuro.
“During his assignment to photograph 1930s era futuristic architecture,
Parker begins to realize a “continuum”, an alternative reality
containing the possible future of the world represented by the
architecture he is photographing – a future that could have been, but
was not, thereby contrasting modernism to postmodern reality. Parker's
glimpses of this fantastical utopian future, characterised by massive
multi-lane highways, giant zeppelins and Aryan inhabitants become
increasingly frequent and disturbing until, on the advice of a friend,
he immerses himself deliberately in the grittiest “realities” of our
world (such as pornography and news stories about crime and war) that
are at odds with the idealised world of Gernsback and others. Slowly the
images fade to insubstantiality, and the story ends with Parker able to
ignore the sight of a nearly transparent flying wing. Parker realizes
that he would rather live in a world characterized by pornography,
crime, and random events than that of the Gernsback continuum.”
(Wikipedia)
material: [01] texto: http://writing2.richmond.edu/jessid/eng216/gernsback.pdf [02] áudio: https://www.youtube.com/watch?v=du_k_V6SkbY
curiosidade: o conto foi adaptado por tim leandro para a tv em 1993 em um curta-metragem chamado “tomorrow calling” (https://youtu.be/8QbXF5KydIw - não tem legendas em português)
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[#03] terceio encontro: 13|jul|2015
clube de leitura e laboratório de ideias: cyberpunks e a ética pirata
terceiro encontro: antiguidade cyberpunk (“burning chrome” de william gibson)
descrição sem spoiler: é um conto, escrito por William
Gibson e publicado pela primeira vez na Omni (revista estadounidense de
ficção científica) em julho de 1982. a palavra “ ciberespaço ”, cunhada
por Gibson, foi usada pela primeira vez nesta história, em referência à “
consensual alucinação das massas” pelas redes de computadores.
“Burning Chrome” tells the story of two free-lance hackers - Automatic
Jack, the narrator and a hardware specialist; and Bobby Quine, a
software expert. Bobby becomes infatuated with a girl named Rikki and
wants to become wealthy in order to impress her. Jack has acquired a
powerful Russian “icebreaker” program that can penetrate corporate
security systems. Bobby suggests that they use it to break into the
system of a notorious and vicious criminal known as Chrome, who handles
money transfers for organized crime, and Jack reluctantly agrees to
help. The break-in is successful, and Jack and Bobby empty Chrome's bank
accounts, but they discover afterward that Rikki had been working in a
brothel with ties to Chrome. She uses her earnings to buy a set of
cybernetic eye implants for herself and go to Hollywood; the news leaves
both men devastated, as they have grown to love her, and Jack never
sees her again.“ (wikipedia)
tarefa: ler e traduzir o texto para o português trocando ideias sobre visões de futuro vividas hoje.
material: texto: http://flawedart.net/courses/articles/Gibson_Burning_Chrome.pdf ou http://cla.calpoly.edu/~lcall/354/gibson.html
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[#04] quarto encontro: 20|jul|2015
clube de leitura e laboratório de ideias: cyberpunks e a ética pirata
quarto encontro: antiguidade cyberpunk (“burning chrome” de william gibson)
descrição sem spoiler: é um conto, escrito por William
Gibson e publicado pela primeira vez na Omni (revista estadounidense de
ficção científica) em julho de 1982. a palavra “ ciberespaço ”, cunhada
por Gibson, foi usada pela primeira vez nesta história, em referência à “
consensual alucinação das massas” pelas redes de computadores.
“Burning Chrome” tells the story of two free-lance hackers - Automatic
Jack, the narrator and a hardware specialist; and Bobby Quine, a
software expert. Bobby becomes infatuated with a girl named Rikki and
wants to become wealthy in order to impress her. Jack has acquired a
powerful Russian “icebreaker” program that can penetrate corporate
security systems. Bobby suggests that they use it to break into the
system of a notorious and vicious criminal known as Chrome, who handles
money transfers for organized crime, and Jack reluctantly agrees to
help. The break-in is successful, and Jack and Bobby empty Chrome's bank
accounts, but they discover afterward that Rikki had been working in a
brothel with ties to Chrome. She uses her earnings to buy a set of
cybernetic eye implants for herself and go to Hollywood; the news leaves
both men devastated, as they have grown to love her, and Jack never
sees her again.“ (wikipedia)
tarefa: ler e traduzir o texto para o português trocando ideias sobre visões de futuro vividas hoje.
material: texto: http://flawedart.net/courses/articles/Gibson_Burning_Chrome.pdf ou http://cla.calpoly.edu/~lcall/354/gibson.html
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[#05] quinto encontro - 27|jul|2015
clube de leitura e laboratório de ideias: cyberpunks e a ética pirata
quinto encontro: antiguidade cyberpunk (“pirata de dados” de bruce sterling)
descrição sem spoiler: bruce sterling nos oferece a
visão de um mundo no início do século 21, aparentemente pacífico, com
desterritorialização de empresas e trabalho em rede. o protagonista,
levado por eventos além de seu controle, encontra-se em lugares que
estão fora da rede, a partir de um “datahaven”. na história, o fictício
livro “The Lawrence Doctrine and Postindustrial Insurgency”, em
homenagem a Lawrence da Arábia, é proibido porque trata diretamente de
métodos e táticas para se realizar uma rebelião de insurgentes.
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[#06] sexto encontro - 10|ago|2015
clube de leitura e laboratório de ideias: cyberpunks e a ética pirata
sexto encontro: antiguidade cyberpunk (“pirata de dados” de bruce sterling)
descrição sem spoiler: bruce sterling nos oferece a
visão de um mundo no início do século 21, aparentemente pacífico, com
desterritorialização de empresas e trabalho em rede. o protagonista,
levado por eventos além de seu controle, encontra-se em lugares que
estão fora da rede, a partir de um “datahaven”. na história, o fictício
livro “The Lawrence Doctrine and Postindustrial Insurgency”, em
homenagem a Lawrence da Arábia, é proibido porque trata diretamente de
métodos e táticas para se realizar uma rebelião de insurgentes.
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[#07] sétimo encontro - 17|ago|2015
clube de leitura e laboratório de ideias: cyberpunks e a ética pirata
sétimo encontro: antiguidade cyberpunk (“Declaração de Independência do Ciberespaço (1996)” por John Perry Barlow)
descrição: Em 08 de fevereiro de 1996, John Perry
Barlow (um dos três fundadores da Electronic Frontier Foundation, nos
Estados Unidos) escreveu a Declaração de Independência do Ciberespaço ,
um documento direcionado aos governos reunidos em torno do Fórum
Econômico Mundial. A Declaração foi escrita em resposta à Lei das
Telecomunicações promovida pelo os EUA. Naquele mesmo ano, como temos
visto nos últimos tempos, foi uma lei de reforma imposta basicamente por
“analfabetos” tecnológicos que querem nos dizer o que ler, por que e
como consumir. Os ideais de Barlow ainda são válidos porque os governos,
os lobbistas de propriedade intelectual e outros grupos de poder,
permanecem tiranizando a vontade e a cultura da internet. Esta rede de
comunicações, de redes sociais, onde qualquer pessoa pode iniciar uma
revolução, pois não existe um centro e o sentido de humanidade é mais
extenso: o ciberespaço.
texto:http://opartidopirata.blogspot.com.br/2011/06/uma-declaracao-de-independencia-do.html [o original em inglês: https://projects.eff.org/~barlow/Declaration-Final.html ]
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[#08] oitavo encontro - 24|ago|2015
clube de leitura e laboratório de ideias: cyberpunks e a ética pirata
oitavo encontro: antiguidade cyberpunk (“Neuromancer” (1984) de Willian Gibson - Primeira Pate)
descrição: Eis o romance onde tudo começou, aquele que
trouxe ao mundo a geração cyberpunk! Foi o primeiro romance a ganhar a
santíssima trindade em premiação da ficção científica: o Hugo Award, o
Nebula Award e o Philip K. Dick Award. Com Neuromancer, William Gibson
apresentou ao mundo o ciberespaço - e assim, a ficção científica nunca
foi a mesma…
texto: http://lelivros.site/book/download-neuromancer-william-gibson-em-epub-mobi-e-pdf/ [o original em inglês: http://project.cyberpunk.ru/lib/neuromancer/].
site oficial: http://www.williamgibsonbooks.com/books/neuromancer.asp
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[#09] nono encontro - 31|ago|2015
clube de leitura e laboratório de ideias: cyberpunks e a ética piratanono encontro: antiguidade cyberpunk (“Neuromancer” (1984) de Willian Gibson - Segunda Parte)
descrição: Eis o romance onde tudo começou, aquele que trouxe ao mundo a geração cyberpunk! Foi o primeiro romance a ganhar a santíssima trindade em premiação da ficção científica: o Hugo Award, o Nebula Award e o Philip K. Dick Award. Com Neuromancer, William Gibson apresentou ao mundo o ciberespaço - e assim, a ficção científica nunca foi a mesma…
texto: http://lelivros.site/book/download-neuromancer-william-gibson-em-epub-mobi-e-pdf/ [o original em inglês: http://project.cyberpunk.ru/lib/neuromancer/].
resenha: https://tecnocibernetico.wordpress.com/2011/03/31/resenha-livro-neuromancer-classico-da-literatura-cyberpunk/
site oficial: http://www.williamgibsonbooks.com/books/neuromancer.asp
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[#10] décimo encontro (fim do ciclo #01) - 14|set|2015
clube de leitura e laboratório de ideias: cyberpunks e a ética piratadécimo encontro: antiguidade cyberpunk - fim do período clássico cyberpunk (1981 - 1989)
descrição: com o surgimento da literatura cyberpunk uma importante teoria do negativo das relações sociais e da tecnologia foi traga ao mundo. isto porque era preciso trazer à tona o elo político perdido da cultura em processo de digitalização. era preciso anunciar o nasciente desengajamento da materialidade e a natureza preguiçosa da não-cooperatividade. a literatura cyberpunk lança as bases de um universo negativo que revela o neo-feudalismo que estaria por vir: onde os novos senhores feudais seriam os donos das infraestruturas de TICs, da largura de banda, dos protocolos, dos softwares, do monopólio da mídia, dos espaços virtuais, para com isso, explorar o conhecimento via propriedade intelectual, patentes, direitos autorais e marcas registradas, e garantir toda a atenção das pessoas (consumidoras em geral).
questões: a tecnologia abriu mesmo novos espaços para serem povoados? a tecnologia é uma extensão da natureza de nossa inteligência? o cyberespaço abre mesmo uma fenda libertária para a dissolução da divisão social de classe, de gênero, de etnia, etc? a internet é a estrutura de um império ou é uma ferramenta para a auto-organização das multidões? qual a ideologia sa cultura livre? há algum tipo de simetria entre o puro tecnológico e o social? o código aberto é um modelo político universal? há danos materiais ocultados em cada bit de informação livre? quem está com a mão em nossa grana quando, em frente de nossos computadores, produzimos livremente e de graça? todo o entusiasmo digital é suficiente para se colocar como um novo realismo?
horizonte de respostas: [1] “the gernsback continuum” (1981), [2] “burning chrome” (1982) e [3] “neuromancer” (1984) de willian gibson; e [4] “pirata de dados” (1989) de bruce sterling
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