sugestões de uso deste blog

bem vindo e bem vinda. este é um labirinto herege: um desafio para medir a astúcia de quem me visita; um convite à exploração sem mapas e vista desarmada. aqui todas as direções se equivalem. as datas das postagens são irrelevantes. a novidade nada tem a ver com uma linha do tempo. sua estrutura é combinatória. pode começar de onde quiser. seja de uma imagem, de um texto, de um vídeo ou mesmo de uma música. há uma infinidade de escolhas, para iniciar a exploração, para explorar esse território e para finalizá-la. aproveite.

[FR[A[CKist3nZ] in sintetiquos - SinteXistenZ (dezembro - 2024)

interações sonoras da FR[A]CKist3nZ com as obras Sintetiquos, da Nique, em sua galeria APARTE. uma coisa foi o acontecimento ao vivo, impossível de ser repetível; outra coisa é este vídeo. aqui as interações foram recomposta em três duos distintos. e para tais se tornaram três atos. 

ato 01: duo da luz negra com a luz branca. 
ato 02: duo da fuga e da mirada. 
ato 03: SinteXistenZ. as interações foram consideradas como processo de encerramento da demonXposição Sintetiquos, no fim da primavera de 2024. 

***** 


filmagens e duos: AmAntE da hErEsiA & niquimErA 
edição: AmAntE da hErEsiA

*****
INFORMAÇÕES SOBRE A apARTE galeria 
retiradas de seu site oficial https://apartegaleria.wordpress.com

apARTE galeria

Esta galeria surgiu de uma indisXposição.

Nunca tive vontade de expor meus trabalhos, mas também nunca fiz oXposição a isso. No entanto, nas mais recentes oportunidades, não houve êxito. Porém, como eu fiquei com, além dos próprios trabalhos, algum material que seria usado nas montagens das mesmas, decidi montar uma, eu mesma, com o incentivo do meu esXposo.

apRINCÍPIO pensei no salão de festas do edifício, uma fesXposição de um dia só. Mas, devido a algumas restrições, montar lá seria mais trabalhoso e dispendioso. Então pensei em montar dentro do apartamento, onde funciona o meu atelier. Ali eu teria mais liberdade, por exemplo, para furar e pintar as paredes, usar os móveis de que já dispunha e fazer instalações. Ao mesmo tempo o nome foi elaborado, apesar de parecer que já estava feito (tão óbvio): abreviatura de apartamento + ARTE* e que também significa uma galeria que está à parte do circuito oficial de galerias por aí.

apROPOSTA acaba sendo o esXpaço como expressão dessa indisXposição, uma esXpécie de manifesto contra a submissão a espaços e vontades alheias. Eu não quero exposição, eu quero ser vista e, caso alguém realmente tenha interesse, os trabalhos estão bem aqui. Só que tem que falar comigo.

*Por mais que eu evite usar este termo, dada a produção artística vigente (não sinto que pertenço a tal meio).

*****

apELIDOS

-DemonXposição
Foi como resolvi chamar as exposições aqui feitas. Pois, por seu tamanho reduzido, seria uma demonstração. Cogitei chamá-la de insXposição (não imposição, rs) por não ser para que qualquer pessoa de fora passasse e visse desinteressadamente. Os interessados (e não interesseiros) precisam ser introduzidos nela, agendando a visita e comparecendo no dia marcado.

-Sintetiquos
Refere-se mais à seção dos objetos artesanais. É a primeira e, provavelmente, única demonXposição que vai acontecer. Mas haverá uma rotatividade dos trabalhos, conforme eu for fazendo novos.

“sin.té.ti.co”
adjetivo
1. relativo a ou que envolve síntese.
2. originário ou resultante de uma síntese.
3. artificial.
4. que se limita ao essencial e despreza o que é acessório; resumido, sucinto.

“sín.te.se”
substantivo feminino
Origem: latim synthesis, -is, mistura, composto, do grego súnthesis, -eos, composição, combinação, junção.

Parti da ideia de criatura, que eu já uso, mas me ative ao sentido de coisa criada e não de algo vivo, que tenha nascido. Não sendo naturais, são, então, artificiais, sintéticos.
São objetos “construídos” a partir de outros, reutilizados, com aparência de criaturas fantásticas, formadas pela combinação de elementos vários. Portanto, sínteses.
Estando numa demo-exposição reduzida a um apartamento, é um resumo, uma síntese.

E “quo“, eu tirei da expressão status quo, “o estado das coisas”, para reforçar o caráter de coisa das coisas. Sinteti-coisas. E para que a própria palavra fosse uma combinação de outras.

*Os verbetes acima foram consultados no dicionario.priberam.org

-Consideração
É o nome dessa demonXposição de desenhos. Só dessa, com esses desenhos em específico, em que fiz minha versão das constelações zodiacais.

“con.si.de.rar”
verbo transitivo
Origem: latim com, “junto”, mais sidus, “estrela”, de quando os antigos “estavam com as estrelas” para avaliar uma situação.

É uma exposição duplamente considerada: pelo tema e por estar incluída na Sintetiquos. Nas chamadas, ao convidar para os desenhos, eu troco “demonxposição Sintetiquos” por “consideração em Sintetiquos”. Quando/se eu resolver mudar essa parte da demonXposição, o nome mudará também.

*Verbete consultado em origemdapalavra.com.br


veja o catálogo da DemonXposição

Comentários:

Postar um comentário

quando falamos "eu penso que...", quem será que escondendo? a voz do pai? da mãe? dos/as professores/as? padres? policiais? da moral burguesa ou proletária? ou as idéias de alguém que já lemos? escutamos? ou...
 
[A]m[A]nt[E]:|:d[A]:|:h[E]r[E]sIA © Copyright 2009 | Design By Gothic Darkness |