funcionamento: clube de leitura, realizado em “ciclos”
para fins de troca, criação e hacking de ideias. que também poderá ser
utilizado como exercício de escrita rumo a um
h[I]p[E]rt[E]xt0 C00p[E]r[A]t[I]v0. a cada mês será sugerido um ou mais textos para que no encontro possamos discutir as ideias que mais nos interessaram nele(s).
CICLO #01 - ANTIGUIDADE CYBERPUNK
[01] CICLO #01 - ANTIGUIDADE CYBERPUNK
- brincando com a periodização das épocas históricas da humanidade,
nomeei assim os primórdios da chamada “cultura livre” (reunião das
subculturas que formam uma agenda política em torno da livre reprodução
de arquivos digitais), onde escritores de Ficção Científica nos
alertavam à necessidade de se estabelecer novas ideias críticas em torno
do elo político emergido da cultura tecnológica e digital (cultura que é
ao mesmo tempo a estrutura de impérios, distopias opressoras, e a
ferramenta para a auto-organização das multidões, utopias libertárias).
CICLO #02 - RENASCIMENTO CYBERPUNK
[02] CICLO #02 - RENASCIMENTO CYBERPUNK
- novamente tomo emprestado um termo histórico que visa caracterizar um
período. no caso, o “renascimento” (período europeu marcado por grandes
transformações nas mais diversas áreas do conhecimento). tal empréstimo
nos serve para caracterizar o cyberpunk também como um tipo de marca
histórica de ruptura com antigas estruturas. se na “antiguidade
cyberpunk” fizemos uso de escritores de ficção científica e de suas
respectivas obras para nos ajudar a entender os primórdios da crítica
política e do pessimismo ao futuro do mundo tecnologizado, agora no
“renascimento cyberpunk” faremos uso de nomes importantes das mais
diversas áreas do conhecimento que fazem das expressões tecnológicas
condições de transformação epistemológica, estética, política e social.
CICLO #03 - PÓS-CYBERPUNK - ÉTICA PIRATA
[03] aguardem, em breve iniciaremos nosso terceiro ciclo… pós-cyberpunks…
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