sugestões de uso deste blog

bem vindo e bem vinda. este é um labirinto herege: um desafio para medir a astúcia de quem me visita; um convite à exploração sem mapas e vista desarmada. aqui todas as direções se equivalem. as datas das postagens são irrelevantes. a novidade nada tem a ver com uma linha do tempo. sua estrutura é combinatória. pode começar de onde quiser. seja de uma imagem, de um texto, de um vídeo ou mesmo de uma música. há uma infinidade de escolhas, para iniciar a exploração, para explorar esse território e para finalizá-la. aproveite.

h[I]p[E]rt[E]xt0o c00p[E]r[A]t[I]v0

caNDaNGos sONham cOm cALaNGos elÉTrICos?

ou “Calangos escrevem sci-fi coletivamente?

Aqui o desafio aos amigos e às amigas do Calango Hacker Clube é gerar um Hipertexto Cooperativo cujo tema é uma história de Ficção Científica. Usaremos o sistema Wiki para isso. Assim todos/as colaboradores/as podem escrever e reescrever qualquer texto do desafio. A ideia é experimentar outro gerador de sentimento comunitário compartilhado e de construção social do conhenhecimento via a criatividade literária coletiva.
Para quem quiser saber mais sobre Escrita Coletiva e Hipertexto Cooperativos há esses dois artigos introdutórios interessantes: [1] “Escrita coletiva: cabeças distantes, conhecimentos articulados” (http://www.abed.org.br/congresso2007/tc/55200765836PM.pdf) e [2] “Hipertexto cooperativo: uma análise da escrita coletiva a partir dos Blogs e da Wikipédia” (http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/viewFile/3235/2496)

dICas dE conSTrUÇão De hiSTórIas; dE CriAÇão De peRSonAGens


O que é e como é criar Ficção Científica?
Como escrever Ficção Científica: http://pt.wikihow.com/Escrever-Fic%C3%A7%C3%A3o-Cient%C3%ADfica
10 regras da boa Ficção Científica http://www.momentumsaga.com/2012/12/dez-regras-da-boa-ficcao-cientifica.html
5 dicas para escrever Ficção Científica: http://www.momentumsaga.com/2013/06/cinco-dicas-para-escrever-ficcao-cientifica.html
10 dicas para escrever Ficção Científica: https://torrenteliteraria.wordpress.com/2014/07/15/10-dicas-de-historias-para-escrever-ficcao-cientifica/
O que é e como criar personagens?
Técnicas para criar um personagem http://ficcao.emtopicos.com/criar-personagem/
6 passos para criar um personagem http://pt.wikihow.com/Criar-Personagens
Como criar um personagem fictício http://pt.wikihow.com/Criar-um-Personagem-Fict%C3%ADcio

fIReSTaRTer - deSCrIÇão do(S) unIVeRSo(s) oNDe sE pASsARá(ão) a(S) hiSTóRIa(S)

Léo Pimentel: Para inspirar e partirmos de algum lugar, ofereço o rascunho de um “universo” possível para ambientar nossa(s) história(s). O que não impede de outra pessoa sugerir o desenvolvimento de outro(s) universo(s).
Universo #01: A BALEIA
  1. Tema: Futuro Distópico vs Utopias Hacker - controle do conhecimento, das artes e da tecnologia por religiosos corporativos, disfarçados de cientistas e artistas, que usam a pseudociência e o direito autoral para manter a governabilidade corporativa da Terra vs. coletivos hackers multidisciplinares.
    1. Religiosos Corporativos: tecnosacerdotes financiados pelas grandes corporações transnacionais de mineração e de tecnologia.
    2. Pseudociência: após a crise da confiança nos conhecimentos coletivos, o conhecimento passou a ser provado por experiências privadas e por relatos subjetivos. as teorias da conspiração tornaram-se relatos de conversão.
    3. Direito Autoral: inferno burocrático tornando a patente um selo de certificação do conhecimento e da tecnologia validados pelo conselho da governabilidade corporativa da terra.
    4. Governabilidade Corporativa da Terra: as guerras santas acabaram, com elas todos os estados que as financiavam também caíram sob um acordo de governabilidade pactuada, só há uma religião oficial do planeta Terra: a tecnoespiritualidade é a nova moeda de troca.
  2. Contexto temporal do drama da história: Pré e Pós apocalipse natural - dos preparativos à mudança do eixo de rotação da Terra, que cobrirá de água o que hoje é superfície, e o fundo dos oceanos se tornará a terra habitável, à reconstrução do mundo humano.
  3. Motivação da trama da história: Proteção do Conhecimento Livre - hackers descobrem que a catástrofe será maior do que a anunciada pelos religiosos corporativos - haverá menos superfície e não haverão bunkers-cidades aquáticas para todo mundo. Também descobrem que o Projeto de Proteção do Conhecimento Humano, desenvolvido pelo governo corporativo da Terra, apenas protegerá a pseudociência.


prIMeIRas teMPeSTades - brAInstORm

Está aberta a primeira sessão de registro das ideias trocadas. Participem. É só entrar aqui, registrar o nome e oferecer sua ideia.
Exemplo: Renato Cunha sugeriu a criação de episódios em Flash (Adobe) das histórias para as pessoas irem acompanhando o desenrolar de seus capítulos.
Os três mundos de Karl Popper
"Vigiar e Punir" de Michel Foucault

Comentários:

Postar um comentário

 
[A]m[A]nt[E]:|:d[A]:|:h[E]r[E]sIA © Copyright 2009 | Design By Gothic Darkness |